Relembre as mulheres que já passaram pela Câmara
04/01/2017

Com a posse no último domingo (1º), o quadro de novos vereadores de Venda Nova do Imigrante está formado. Dos nove legisladores que vão representar a comunidade, apenas uma é do sexo feminino. Adriana Uliana é a quarta mulher a exercer mandato na Câmara desde a época em que o município pertencia a Conceição do Castelo.

Adriana não espera tratamento diferenciado por ser mulher. “Hoje, as mulheres já conquistaram seu espaço na sociedade e no trabalho”, comenta. Apesar disso, ela revela ter sofrido resistência antes de entrar na corrida eleitoral. “Até mulheres chegaram a me aconselhar a desistir, dizendo que política não era ‘coisa de mulher’”, desabafa.

Marlene Spadeto e Aldi Caliman (Fotos: Facebook)

A vereadora não é a única a passar pela Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. De 1983 a 1988, foi Aldi Maria Caliman uma das representantes do então distrito de Venda Nova na Câmara Municipal de Conceição do Castelo. Nessa época, ocupou a presidência da Casa nos anos de 1985 e 1986.

Mais tarde, quando Venda Nova já estava emancipada, Aldi Caliman voltaria a ser vereadora, desta vez na 3ª Legislatura, que foi de 1997 a 2000. Foi a única ocasião em que duas mulheres compuseram a Câmara ao mesmo tempo, uma vez que Marlene Sossai Spadeto também era membro do Legislativo naquele período.

Eunice Caliman e Adriana Uliana (Fotos: Ascom-CMVNI)

A terceira mulher a exercer mandato na Câmara foi Eunice Maria Caliman. Ela foi vereadora por duas vezes: de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008, quando a Câmara teve sua última vereadora até agora.

Participação da mulher na política é incentivada

Durante a campanha nas eleições de 2016, a Justiça Eleitoral divulgou campanhas para incentivar a participação feminina na política. De Acordo com uma dessas campanhas, mais da metade da população brasileira é composta por mulheres, mas elas exercem menos de 10% dos cargos políticos. Confira ao vídeo promocional abaixo.

Venda Nova do Imigrante – ES - CEP 29375-000
Telefax: (28)3546-0074
Horário de funcionamento: 12:00h às 18:00h
Data e horário das Sessões: Todas as terças-feiras 19:00h no Plenário da Câmara Municipal