Para que servem as Sessões? Saiba mais.
03/08/2017
Registro de uma Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Foto: Pepê/CMVNI

Nessa quinta-feira, seguindo nossa série de matérias, vamos falar das Sessões da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Para que servem e como funcionam.

Hoje vamos falar das Sessões que acontecem na Câmara Municipal, em que projetos são colocados em discussão para melhoria do nosso município. As Sessões da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, seguindo seu Regimento Interno, são Ordinárias, Extraordinárias ou Solenes, sendo todas públicas, podendo participar qualquer pessoa da nossa cidade desse ato de Democracia Política.

As sessões ordinárias acontecem semanalmente, todas ás terças-feiras, com início ás 19h. São transmitidas pela rádio FMZ, bem como pelo nosso facebook. Nelas são dialogados assuntos pertinentes ao desenvolvimento do nosso município.

A Câmara segue o recesso legislativo determinado na Lei Orgânica do Município, único período em que não acontecem as Sessões Ordinárias devido a necessidade de um intervalo para a organização dos documentos e trâmites internos dos projetos que são realizados na nossa Casa de Lei.

Nos períodos de recesso legislativo, os vereadores podem reunir-se em sessão legislativa extraordinária quando regularmente convocada pelo Prefeito, ou a requerimento da maioria absoluta dos Vereadores, para dialogarem sobre assuntos de interesse público relevante e urgente.

Nas Sessões Extraordinárias são onde os vereadores e demais participantes discutem assuntos emergenciais para o município, e acontecem nos dias e horários diferentes das Sessões Ordinárias, em qualquer dia da semana e a qualquer hora, inclusive domingos e feriados ou após as Sessões Ordinárias.

Somente se realizam as Sessões Extraordinárias quando se trata de assunto impreterível, e a sua convocação é estabelecida pelo Regimento Interno, em que os vereadores e demais políticos seguem um processo específico de requerimento para realização da sessão.

E por fim temos as Sessões Solenes que podem ser realizadas em qualquer dia e hora, para fim específico, não havendo prefixação de sua duração. As sessões solenes poderão realizar-se em qualquer local seguro e acessível, a critério dos vereadores que decidem em conjunto.

Foto: Pepê/CMVNI

Registro da Sessão Solene no dia do município em que várias personalidades foram homenageadas no Plenário

Agora, com essas informações você pode participar mais da Democracia do nosso município. Venha participar das nossas Sessões na Câmara Municipal. Será um prazer recebê-lo!

Assessoria de Comunicação da CMVNI
comunicacao@camaravni.es.gov.br (28)3546-1149

Venda Nova do Imigrante – ES - CEP 29375-000
Telefax: (28)3546-0074