Secretário Municipal Administração presta contas na Tribuna
07/08/2017
Foto: Pepê/CMVNI

Aconteceu na última Sessão Ordinária, dia 01 de agosto, terça-feira a prestação de contas da secretária de administração. Assim que terminou a leitura e discussão dos projetos da sessão, o presidente da Casa, vereador José Luiz Pimenta de Sousa, convidou o Secretário de administração, Tarcísio Botacin, para falar sobre o assunto no Plenário.

Tarcísio saudou a todos e justificou sua presença que era para prestação do compromisso como secretário, perante a população, cumprindo assim o que está na legislação, como consta na Lei Orgânica da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante.

O secretário fez sua prestação de contas de forma bem detalhada. Os principais pontos foram referentes a ações de manutenções internas e organização da prefeitura. Como por exemplo o conserto minucioso para o bom funcionamento de equipamentos, como o elevador; como também o projeto de identificação detalhada dos setores e departamentos para os servidores e população que acessam a prefeitura. Acrescentou também o fato de todas as contas da Prefeitura estarem em regularidade.

Ele destacou ainda a necessidade de adequar um espaço para um novo refeitório para os servidores. “É importante que a gente lembre que o orçamento que estamos executando hoje, todos os secretários e o Prefeito municipal, não foi um orçamento construído por nós, foi construído na gestão passada, até participei da aprovação do orçamento, mas não tinha previsão orçamentária para edificação do refeitório, que é algo para mim que já deveria ter acontecido. Então, vamos marcar uma conversa, eu e o Prefeito, o vice-Prefeito, o secretário de Finanças, o chefe de gabinete e com os senhores vereadores em breve, para a gente tratar desse assunto”, destacou o secretário.

Também, em sua fala, foi salientado a necessidade de realizar diversos cursos, para diversos setores, onde os servidores se queixavam da falta de treinamento e capacitação. Um investimento necessário para qualificar ainda mais os servidores e consequentemente a Gestão Pública.

Outros desafios estão marcando sua gestão. Alguns pontos destacados foram encontrar o patrimônio público, o patrimônio da Prefeitura, que precisa de atenção, sem recadastramento, sem localização de patrimônio, que não foi seguido como no regulamento interno anteriormente.

Ressaltou ainda os diversos serviços prestados a comunidade que agora estão sendo realizados na prefeitura como emitir carteira de identidade, alistamento militar, carteira de trabalho, o Procon municipal e serviços do Nosso Crédito. E a tendência, segundo ele, é concentrar mais serviços. “Nós queremos ainda trazer mais serviços para cá (sic). Acho que essa centralização vai ser melhor, de fácil acesso para a população, maior rapidez na resolução dos problemas, mas para isso precisamos de espaço”, frisou

Foto: Pepê/CMVNI

A apresentação do secretário foi detalhada e bem explicativa

Sobre controle, essencial para uma boa Gestão Pública

A respeito do controle administrativo interno o secretário foi firme em sua fala. “Se alguém está pensado que a Administração está perdendo o controle, está enganado, muito pelo contrário, estamos trabalhando com os pés no chão, dando cada passo, reorganizando o que encontramos desorganizado, para que a gente possa dar passos maiores a partir do segundo semestre. Os cuidados estão sendo tomados e eu queria parabenizar todos os secretários, gerentes coordenadores, pelo empenho, pela seriedade que estão fazendo esse trabalho. Eu digo que em breve teremos resultados que vão surpreender diante da situação de crise e queda de arrecadação, assim por diante. Eu tenho essas informações, outros secretários também têm, e se quiser tirar dúvidas mais específicas, podem nos procurar, as contas são definitivamente públicas, não são para ser guardadas”, destacou.

Gestão Pública é questão coletiva, de respeito e de responsabilidade

Tarcísio mostrou alinhamento com a gestão do prefeito Braz Delpupo. “Tenho um pensamento e achei mais ou menos o que o Braz prega para todos os servidores: tratar todas as pessoas com a devida importância, eis a melhor definição para respeito. Todos têm que ter a mesma chance, sem que haja discriminação, isolamento, marginalização e eu comungo com essa filosofia e não quero mais nada além disso.

Para ele ser funcionário público é ser responsável pelo bem comum. “Uma fala do professor de história Osmar Hernandes diz o seguinte: o funcionário público e o político são empregados do povo. Respeitem o patrão. Senhores vereadores, senhores secretários, nós temos esse dever de respeitar o povo, trabalhamos para o povo, e é o povo que paga o nosso salário. É a ele que nós devemos e temos o compromisso de representá-los, com nossos cargos e atribuições”, disse com exatidão.

Para Tarcísio, a administração pública tem que caminhar com todos de mãos dadas. Tarcísio frisa que colocar seu trabalho no setor público como algo meramente particular, e olhar apenas o interesse particular, deixa de oferecer ao povo aquilo que é mais nobre na função, que é dar o retorno para aquele que realmente garante o pagamento do funcionário público, a população no geral.

Assessoria de Comunicação da CMVNI
comunicacao@camaravni.es.gov.br (28)3546-1149

Venda Nova do Imigrante – ES - CEP 29375-000
Telefax: (28)3546-0074