Secretário de Saúde fala sobre as ações do Outubro Rosa
05/10/2017
Foto: Pepê/CMVNI

Tadeu Sossai falou na Tribuna sobre a campanha que começou em Venda Nova nessa segunda-feira (02) com ações de conscientização com uma equipe de multiprofissionais nas várias unidades de saúde

O Secretário de Saúde, Tadeu Sossai, usou a Tribuna nesta terça-feira (03) para convidar todas as mulheres de Venda Nova a participarem de uma série de ações para a saúde do público feminino neste mês. O programa faz parte da campanha Outubro Rosa, um movimento mundial em prol da saúde da mulher.

A campanha começou em Venda Nova com ações de conscientização com uma equipe de multiprofissionais nas várias unidades de saúde. Segunda-feira, (02), aconteceram exames como preventivo, exame de mama, orientação nutricional e atendimento com fisioterapeuta na Unidade de Saúde de Vargem Grande.

Como sequência, cada unidade de saúde está realizando ações em um dia específico dessa semana: terça-feira (03) as ações foram na Unidade de Caxixe e ontem (04) aconteceu no bairro Vila da Mata. Hoje (05) está acontecendo na Unidade Minete e sexta (06) o mutirão finaliza na Unidade de São João.

Tadeu frisou a importância da participação das mulheres: “ O movimento é para vocês. Aproveitem a oportunidade de procurar as unidades de saúde de seu bairro para fazerem esse acompanhamento tão relevante para a saúde de vocês”, destacou o secretário.

Nas outras semanas do mês continuarão as ações específicas para o público feminino concomitantemente ao trabalho normal das unidades de saúde.

Público lotou o plenário, todo rosa, na última terça-feira

A história do movimento “Outubro Rosa”

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

Tudo começou nos Estados Unidos, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure (hoje a maior organização de câncer de mama do mundo) lançou o laço cor-de-rosa, em 1991, e o distribuiu aos participantes da primeira Corrida pela Cura (Komen Race for the Cure), realizada em Nova York.  No ano de 1997 algumas entidades das cidades de Yuba e Lodi (EUA) começaram a fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, surgindo daí o nome Outubro Rosa, e também os enfeites em locais públicos com os laços, ou outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes da doença, iluminação de espaços públicos e privados, e até mesmo partidas de boliche.

Fonte: outubrorosa.org.br/historia/

Assessoria de Comunicação da CMVNI
comunicacao@camaravni.es.gov.br (28)3546-1149
Venda Nova do Imigrante – ES - CEP 29375-000