Professor do Ifes convida para concurso de Café de Qualidade
09/10/2017
Foto: Pepê/CMVNI

Lucas Louzada falou sobre o encontro que acontecerá no campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Venda Nova Imigrante. O evento começará no dia 15 e vai até o dia 25 desse mês.

Na última terça-feira (03), Lucas Louzada falou aos internautas e ouvintes na Tribuna sobre o encontro que acontecerá no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campos de Venda Nova Imigrante. Intitulado como o maior concurso de qualidade de cafés do Brasil, Cup of Excellence, o evento começará no dia 15 e vai até o dia 25 desse mês. No dia 22, das 8h ao 12h, será aberto ao público com uma exposição dos 20 melhores cafés.

O professor explicou que há três anos ele e um grupo de alunos iniciaram um projeto de pesquisa aplicada na área de melhoria do café, com um conjunto de parceiros como universidades e docentes. “Ano passado procuramos a direção do evento para trazer o encontro para nosso campus. É para mostrarmos a notoriedade da instituição e dizer para o mundo que somos capazes e temos potencial. Conseguimos fazer acontecer”, enfatizou.

Cup of Excellence é um evento que está sendo coordenado pelo Ifes, mas tem todo um investimento público por trás. Com esse encontro de apreciadores do café, Venda Nova irá receber representantes da China, do Japão, da Costa Rica, da Austrália, do Reino Unido, Canadá, enfim, pessoas do mundo inteiro. Virão ainda cerca de 30 juízes com a missão de provar e definir o melhor café do Brasil.

Foto: muthcoffeebeans

Esse ano terão 14 produtores da Região Serrana pré-selecionados na fase nacional e mais 3 do Caparaó. Do Ifes de Venda Nova vão ter 3 juízes, que são estudantes do grupo de pesquisa. Lucas explicou que para ser juiz de qualidade de café, se gasta em média de 12 à 14 mil reais, porém os alunos do Ifes fizeram o curso gratuito, com ajuda pública. Um novo mercado cresce, o de cafés finos e Venda Nova tem mostrado sua força nessa área.

Assessoria de Comunicação da CMVNI
comunicacao@camaravni.es.gov.br (28)3546-1149
Venda Nova do Imigrante – ES - CEP 29375-000
Telefax: (28)3546-0074