Presidente da LUISA (Libera Unione Italiani Sud America) fal
17/10/2017
Foto: Pepê/CMVNI

Thiago Roldi usou a Tribuna para comunicar a todos ouvintes e internautas a possibilidade de um brasileiro, podendo ainda ser um capixaba, representar os descendentes de italiano no Parlamento da Itália.

Na última terça-feira (10), durante a Sessão Ordinária, Thiago Roldi, presidente da LUISA (Libera Unione Italiani Sud America), organização de Santa Tereza, usou a Tribuna para comunicar a todos ouvintes e internautas a possibilidade de um brasileiro, podendo ainda ser um capixaba, representar os descendentes de italiano no Parlamento da Itália.

Thiago explicou que a organização LUISA tem a função de ajudar o Espírito Santo no sentido de orientar os serviços consulares. Sendo este o estado que carrega o título com maior número de descendentes de italiano, proporcionalmente, chegando a cerca de 65 à 70 %, essa representatividade se torna relevante.

Thiago esclareceu a importância ainda não reconhecida do nosso Estado nessa representatividade. “Para se ter uma ideia, no Brasil temos cerca 31 milhões de descendentes de italiano. O nosso Estado é o maior em percentual de descendentes do Brasil. A Itália possui esses parlamentares no exterior. Para nos representar, são 18 parlamentares no mundo. A América do Sul hoje possui 6 vagas, 2 para senador e 4 para deputado”, frisou.

Destacou ainda que pela primeira vez um capixaba pretende buscar essa oportunidade de pleitear uma vaga. Na Itália funciona o parlamentarismo e a atual legislatura termina em fevereiro. A partir disso, de 30 a 90 dias começa a preparação para novas eleições.

Esse conhecimento de que qualquer Estado do Brasil pode ter um representante, e ainda, a possibilidade de que o mesmo seja do Estado do Espírito Santo é de extrema importância e muito bem visto por todos que prezam pela descendência italiana. Levá-nos a crer que estaríamos assistidos de forma mais próxima. Esse tema ainda desconhecido por muitos, vale a pena ser debatido e divulgado

Mais informações: http://www.unioneitaliani.com/pt-br/

Assessoria de Comunicação da CMVNI
comunicacao@camaravni.es.gov.br (28)3546-1149