Secretário Municipal de Assistência Social presta contas
25/10/2017
Foto: Pepê/CMVNI

Na penúltima Sessão Ordinária, terça-feira (17), o Secretário Municipal de Assistência Social, Edson Rodrigues, falou para ouvintes e internautas sobre sua prestação de contas referente ao primeiro semestre de 2017. Ao longo de sua fala ele especificou as várias áreas de atuação da secretaria e como o trabalho está sendo desenvolvido na cidade.

A Secretaria Municipal de Assistência Social é responsável pela garantia e proteção social a quem precisar. O objetivo é implementar a política de assistência social, visando melhoria da qualidade de vida, garantindo proteção integral à família. A secretaria funciona com projetos diversos atendendo assim todos do Município.

Um deles é o Centro de referência e Assistência Social, o CRAS, que tem por finalidade atender e acompanhar famílias em situação de vulnerabilidade no nosso Município. Outro é o Programa Bolsa Família, o PBF, que é um programa de transferência de renda e contribui com a erradicação da pobreza em todas as comunidades.

Tem ainda o projeto Construindo Mais Oportunidades, que promove a qualificação profissional ao indivíduo. Já o projeto Espera de Uma Nova Vida, que acompanha as gestantes do Município, com reuniões anuais, promove palestras educacionais e motivacionais sobre a temática gravidez.

Resultado de imagem para projetos sociais

Projetos internos da secretaria

A secretaria desenvolve também projetos internos. O primeiro é o projeto Semear, que atende a área da infância e juventude e prioriza quem for encaminhado por órgãos ligados a secretaria. Hoje o projeto atende mais de 100 crianças, com oficinas diversas.

O projeto de Mármore e Granito atende crianças de baixa renda familiar e do programa Bolsa Família com faixa etária de 10 a 17 anos. Hoje o projeto atende por volta de 30 crianças em seus contraturnos escolares, com oficinas de artesanato.

Dentro do CREAS ainda, tem o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos, o PAEFI, que é um serviço de acompanhamento às famílias que possuem pessoas em vulnerabilidade, como ameaça ou violação dos seus direitos.

Outro projeto é o Conviver, o centro de convivência do idoso, que conta hoje com mais de 830 inscritos. O objetivo do programa é atender os idosos, considerando seu aspecto físico, psicológico e social. Lá acontecem várias oficinas.

Por fim, o Conselho Tutelar tem a finalidade de zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Os conselheiros acompanham os menores em situação de risco e decidem as medidas cabíveis. Os conselhos trabalham junto com as escolas, apurando as denúncias.

Assessoria de Comunicação da CMVNI
comunicacao@camaravni.es.gov.br (28)3546-1149
Venda Nova do Imigrante – ES - CEP 29375-000
Telefax: (28)3546-0074