Entenda como funcionam as Comissões Permanentes na Câmara
10/11/2017
Foto: Pepê/CMVNI


Comissões Permanentes são responsáveis pela análise dos projetos em tramitação na Câmara Municipal, emitindo sua opinião por meio de pareceres.

 

As Comissões Legislativas têm a atribuição de examinar as propostas, quase sempre projetos de lei, encaminhados pelo Executivo, pelos Vereadores e pela iniciativa popular. Estudam, pesquisam, investigam e ouvem representantes da comunidade sobre a matéria apresentada.

 

Na Câmara de Venda Nova do Imigrante existem quatro Comissões Permanentes: Legislação, Justiça e Redação Final; Finanças e Orçamento; Obras e Serviços Públicos; e Educação, Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, Turismo e Assistência Social. Cada uma delas é composta por três vereadores, que ocupam as funções de presidente, relator e secretário.

 

As Comissões Permanentes em Venda Nova se reúnem todas as segundas-feiras, à tarde para discutirem os projetos.

 

Vamos entender qual o objetivo de cada uma!

 

 

 

 

 

Foto: Pepê/CMVNI

 

 

 

 

 

 

 

 

Comissão de Legislação Justiça e Redação Final

 

Tem a função de manifestar-se sobre todos os assuntos, nos aspectos constitucional e legal. Além disso, depois que os projetos são aprovados, a Comissão faz uma análise lógica e gramatical para adequar o texto das proposições às normas da língua portuguesa.

 

 

Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, Turismo e Assistência social

 

Tem a função de emitir parecer sobre as matérias referentes a educação, cultura, lazer, saúde, política sanitária, política agrícola, meio ambiente, proteção de paisagens naturais notáveis e sítios arqueológicos, turismo, família, condição feminina, direitos da criança e do adolescente, de pessoas portadoras de deficiências e idosos.

 

 

Comissão de Obras e Serviços Públicos

 

Sua função é opinar sobre as matérias referentes a obras, empreendimentos e realização de serviços públicos locais e, em especial, sobre plano diretor, infraestrutura urbana, saneamento, uso e ocupação do solo, transportes coletivos e outros.

 

 

Comissão de Finanças e Orçamento

 

A função desta comissão, de acordo com os artigos 131 a 135 da Lei Orgânica Municipal, é opinar, obrigatoriamente, sobre todas as matérias de caráter financeiro, como plano plurianual, proposta orçamentária, parecer prévio do tribunal de Contas e outros.

 

 

Fique ligado! Acompanhe os trabalhos das Comissões Permanentes e saiba das propostas e projetos que acontecem em nossa Casa de Leis.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação da CMVNI
comunicacao@camaravni.es.gov.br (28)3546-1149

 

 

 

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar
Venda Nova do Imigrante – ES - CEP 29375-000
Telefax: (28)3546-0074
Horário de funcionamento: 12:00h às 18:00h
Data e horário das Sessões: Todas as terças-feiras 19:00h no Plenário da Câmara Municipal
E-mail: camaravni@camaravni.es.gov.br