
A Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante realizou nesta terça-feira, 08 de abril de 2025, a 11ª Sessão Ordinária do ano, em um encontro marcado por homenagens emocionantes, participação de representantes do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e pronunciamentos dos vereadores sobre temas importantes para o município.
Com plenário cheio e transmissão ao vivo pela Rádio FMZ e YouTube, os parlamentares deram início à sessão com boas-vindas à comunidade e convidados especiais. A noite contou com a leitura do Evangelho, homenagens solenes, apresentação de expediente oficial e moções aprovadas por unanimidade.
Diretora do IFES ressalta atuação da instituição no município
Durante a sessão, a Câmara recepcionou a diretora-geral do IFES - Campus Venda Nova do Imigrante, Maíra, que ocupou a tribuna para destacar os trabalhos desenvolvido pela instituição. Em uma fala emocionada e cheia de comprometimento, ela trouxe dados que reforçam o impacto positivo do IFES na vida dos moradores:
“ Até 2024, mais de mil e novecentos estudantes foram formados pelo nosso campus. E esse número representa muito mais do que certificados. São vidas transformadas, famílias impactadas, profissionais qualificados e sonhos realizados.”
Moções de pesar destacam legado de Adelson e Edalmo
Outro momento marcante da sessão foi a entrega de duas Moções de Pesar, aprovadas por unanimidade, homenageando os senhores Adelson e Edalmo (Alemão do Queijo), personalidades que deixaram um legado de contribuição e dedicação ao município.
A moção entregue à família de Edalmo foi feita com a presença dos familiares no plenário. O vereador Walace Rodrigues conduziu os convidados ao centro da Casa Legislativa, para receberem o documento no ato solene.
Na sequência, a família de Adelson também foi convidada a receber a moção, entregue pelo vereador Valdir Dias e acompanhada pelos demais parlamentares. Foram momentos de emoção, saudade e reconhecimento.
Segurança pública em pauta: vereança cobra mais efetivo policial
Durante as explicações pessoais dos vereadores, temas como segurança pública ganharam destaque. O presidente Alexandre Feletti relatou que representantes da Câmara participaram de uma audiência pública no município de Afonso Cláudio, para tratar sobre a transformação da Companhia Independente em Batalhão, mudança que aumentará o efetivo policial no município de Venda Nova do Imigrante.
Outros vereadores também se colocaram à disposição da comunidade para debater o tema e buscar soluções práticas junto às autoridades competentes.
Apresentação de expediente e prestação de contas do Executivo
Durante a abertura dos trabalhos legislativos do dia, foi lido o ofício do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) com o parecer prévio sobre a prestação de contas da prefeitura municipal do exercício de 2023, de responsabilidade do prefeito João Paulo Schetino Mineti.
O documento será analisado e tramitado pelas comissões permanentes da Câmara, conforme determina a legislação e o regimento interno da Casa.
Encerramento com agradecimento à comunidade e convidados
A sessão foi concluída às 20h34 com agradecimentos do presidente Alexandre Feletti ao público presente e aos convidados. Ele também destacou o valor da presença das famílias homenageadas e do IFES, reforçando o compromisso do Legislativo com a escuta ativa da população.
Por Gleidson Ferreira - Assessoria de Comunicação
|