A sessão foi marcada por discursos de união, prestação de contas, apelo por melhorias e valorização da cultura local. Em um clima de respeito e foco no interesse público, os vereadores discorreram sobre a necessidade de superar divisões políticas e avançar juntos nas demandas da comunidade
![]() Na noite da última terça-feira (22), a Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, marcada por discursos de união, prestação de contas, apelo por melhorias e valorização da cultura local. Em um clima de respeito e foco no interesse público, os vereadores discorreram sobre a necessidade de superar divisões políticas e avançar juntos nas demandas da comunidade. Entre os destaques do expediente, os vereadores apresentaram indicações e requerimentos em prol de melhorias para o município: • Indicação 36/2025 , de Dyckson Freitas, solicitou avaliação e manutenção urgente das passarelas metálicas sobre o Rio Viçosa, devido ao risco de acidentes causado pela deterioração das estruturas. • Indicação 37/2025 , de João Batista de Assis, destacou a necessidade de manutenção das estradas rurais, com prioridade para aquelas que recebem o transporte escolar, principalmente a estrada da Madalena, alertando para os riscos à segurança dos estudantes e desgaste da frota. Pareceres e Aprovações Financeiras A Comissão de Finanças e Orçamento emitiu parecer favorável à aprovação do balancete da Prefeitura referente a fevereiro de 2025, ressaltando a conformidade legal e a possibilidade de futura análise mais aprofundada pelo Tribunal de Contas do Estado. Requerimentos e Votações Em pauta única de votação na ordem do dia, foi aprovado por unanimidade o Requerimento 07/2025 de autoria do vereador Walace Rodrigues de Souza, que solicita ao Executivo informações sobre o estágio atual do processo de cessão de espaço e mão de obra referente ao acordo de cooperação entre o município, o Tribunal Regional do Trabalho e a Justiça Federal, visando a operacionalização do espaço para a Vara do Trabalho e atendimentos processuais na cidade.
Destaques do uso da explicação pessoal Durante o momento reservado à explicação pessoal, cada vereador teve a oportunidade de se pronunciar livremente a respeito de temas importantes para o município e para a vida pública local. Veja os principais pontos apresentados: Carlos Alberto Minet (Carlim Minet) O vereador abriu a tribuna com uma mensagem contundente sobre a importância de deixar o ego e os interesses particulares de lado, para focar no futuro de Venda Nova. Relembrou que nos quatro anos anteriores as disputas internas prejudicaram a atuação legislativa. Dyckson Freitas dos Santos Em total sintonia, Dyckson reforçou a fala de Carlos Alberto Minet, enfatizando que o momento é de maturidade política e diálogo. Ressaltou o trabalho transparente das comissões e a colaboração entre vereadores, independentemente de partido. Convidou para a Festa do Porco no Alto Colina, propôs, ainda, que o Executivo busque viabilizar um monumento em alusão ao tombo da polenta na entrada da cidade, reforçando a identidade cultural do município. Por fim, anunciou a participação de parte dos vereadores na Marcha dos Vereadores em Brasília.
João Batista de Assis (Sargento Assis) Seu foco foi a segurança dos estudantes e trabalhadores que utilizam as estradas do Projeto Guaçu-Virá, pedindo atenção urgente do Executivo para a manutenção dessas vias, especialmente diante do aumento do tráfego com visitas escolares e de funcionários de empresas locais.
Walace Rodrigues de Souza (Lacraia) Lembrou as consequências negativas da legislatura passada, marcada por brigas de interesse e paralisação de avanços. Agora, enfatizou, é hora de “fazer valer aquilo que nos foi confiado pela população”, ressaltando a necessidade de foco coletivo e colaboração entre todos na busca por soluções reais. Após parabenizar colegas e servidores, agradeceu ao secretário de Interior, Gilberto Zanoli, por melhorias nas estradas do Alto Providência e cobrou atenção à comunidade de Alto Bananeiras, que sediará a Festa do Socol. Reforçou a cobrança por resposta a pedidos antigos de sinalização em ruas e solicitou oficialmente a lista de cargos comissionados na Secretaria de Educação, reforçando seu compromisso com a fiscalização do serviço público.
Antonio Fernando Altoé Lembrou que tanto o Executivo quanto o Legislativo são escolhidos pelo povo e que cabe aos gestores a responsabilidade de agir de forma proativa para deixar um legado positivo ao município. Fez menção ao 1º Encontro da Família Sossai, valorizando as tradições locais e a participação familiar. Parabenizou a Igreja pela realização da Semana Santa e comentou os desafios para o município conquistar uma agência própria do INSS – tema para ser trabalhado a longo prazo. Desejou boa sorte aos colegas que viajarão à Marcha dos Vereadores em Brasília, destacando a importância de buscar conhecimento e novas ideias para o município. Alexandre Feletti (Presidente) Em seu discurso de encerramento, Feletti agradeceu aos vereadores, ao corpo técnico e à população pela presença e confiança. Destacou o resgate das festas comunitárias, elogiou a criação da Secretaria de Planejamento, mas cobrou sinergia entre as secretarias municipais para que as demandas da população cheguem ao Executivo com mais efetividade, especialmente em temas de limpeza e manutenção urbana. Declarou que irá prestar contas dos 100 primeiros dias de mandato na próxima sessão, reiterando o compromisso com a transparência e o uso responsável dos recursos públicos, inclusive nos deslocamentos dos vereadores a Brasília.
União, respeito e transparência foram as marcas da 13ª Sessão Ordinária, com todos os vereadores ressaltando o compromisso de construir, juntos, soluções para o desenvolvimento de Venda Nova do Imigrante. A próxima sessão acontecerá no dia 29 de abril, e contará com uma apresentação especial de prestação de contas dos trabalhos do Legislativo no início desta nova legislatura. Por Gleidson Ferreira - Assessoria de Comunicação |
Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais
De segunda à sexta, das 12h às 18h
(28) 99946-1818
Todas as terças-feiras 19h
Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar - Esplanada - Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000