“ Boa noite Senhor Presidente, João Paulo
Schettino Mineti, ao Vice-Presidente, Tarcísio Botacin, Primeiro Secretario,
Tiago Altoé e demais vereadores. Gostaria de cumprimentar todos os vereadores,
na qual fiz parte por um período de um ano e cinco meses e também cumprimentar
os que nos ouvem pela radio, funcionários desta Casa, aqueles que estão
participando hoje aqui nesse plenário, de maneira especial a Marilza, minha
esposa, ao Tamir, funcionário da obra, funcionário que batalha com agente todos
os dias, Gloria, Evrandro, companheira de trabalho da secretaria de Meio
Ambiente, Sabrina, os demais aqui, professor, Paulinho e o Sergio Altoé. É uma
alegria estarmos aqui na Câmara para prestar contas das ações a que viemos
desenvolver na secretaria de obras e Infra Estrutura Urbana e de maneira
interina na secretaria de interior e transporte. Vamos fazer aqui um relatório,
espero ser claro e breve para que não prolongue de mais, mas, também ser
transparente nas nossas ações. Gostaria de dizer que uma gestão pública, como
gestor público, ele só torna eficiente quanto mais se aproxima dos anseios e
desejos comunitários e mais ineficientes quando se aproxima de interesses e
anseios individuais. É nessa linha de pensamento que agente trabalha na
secretaria, atendendo de maneira prioritária e com bastante eficiência as
demandas comunitárias do serviço público e das politicas publicas de
atendimento a comunidade. Dentre as ações da secretaria vamos falar das ações
que são rotineiras e para o radio ouvinte também entender como funciona a
secretaria. Nós trabalhamos com a limpeza urbana, que é de varrição de ruas,
podas e etc. Nós trabalhamos também com o serviço de jardinagem com apoio da
secretaria de meio ambiente, fazendo toda a jardinagem ao longo da BR e das
praças públicas. Nós também através da secretaria nós damos apoio aos eventos
públicos e comunitários com a disponibilidade de eletricista, montando palco, passarela,
arquibancadas, dando apoio de lojista das festas comunitárias e públicas. Nós
também temos uma equipe de manutenção de pedreiros, ela atua em pequenas obras
e manutenção de todos os prédios públicos, unidades de saúde, escolas e outros
prédios públicos. Nós temos também na nossa secretaria com apoio da secretaria
de meio ambiente a coleta de lixo úmido, que é realizado três vezes por semana
nos bairros, São João e Caxixe e no centro e um dia por semana nas comunidades
do interior, fica a cargo da secretaria toda a logística de funcionamento da
coleta do lixo úmido. Também dotado na logística da secretaria a coleta dos
recicláveis ou lixo seco, essa coleta tem em sete bairros da sede e esse lixo
seco e transportado para associação de triagem aonde é feito a separação e a
venda para a associação dos separadores desses produtos. Nós trabalhamos na
secretaria de obras e junto também a secretaria de interior com o transporte de
terras, saibros e outros matérias que pode conservar estradas do interior, fazendo
reabertura, ensaibramento, contenção de desmoronamento nas beiradas dos rios e
etc. Nós temos mais ou menos hoje entorno de trinta mil viagem realizadas e é
um volume expressivo e agente conta com a colaboração da serrana que é uma
cooperativa e que presta serviço junto com a secretaria de obras. Nós fazemos a
convecção de caixa secas, temos hoje entorno de oitocentas caixas secas, nas
estradas rurais públicas e aproximadamente três mil caixas secas nas
propriedades particulares, esse número é uma estimativa que esta bem próxima da
realidade. São feitas essas caixas e feitas às manutenções de tempos em tempos
para que possa reter agua. Essa ação nesse momento de falta de agua é muito
oportuna, porque, no ano passado com a secretaria de meio ambiente realizamos
um projeto de realizar varias caixas secas nas propriedades de São José do Alto
Viçosa, que é o principal fonte de captação de agua para o município de Venda
Nova do Imigrante. Essas caixas secas, com certeza nos tem ajudado esse ano,
para que não falte agua como em outros municípios tem faltado. Varias
propriedades foram atendidas com retro escavadeira fazendo varias caixas secas
nas propriedades, essa agua que foi acumulada ao longo do ano com certeza tem
alimentado o lençol freático e mantido a nascente de captação na Tapera para
abastecimento de consumo humano. Também nesse período construímos ou reformamos
quinze pontes de madeira em todo o interior do município. Conseguimos fazer a
instalação de dois mil e cem manilhas para ampliação e confecção de novos
bueiros, manilha desde zero vinte até um metro e cinquenta. Quando você reabre
uma estrada você tem fazer os bueiros, aqui está contando às manilhas que
usamos no interior não são as galerias viárias que se fazem os calçamentos,
porque ali é licitado junto com a obra. Também realizamos a reabertura de
vários pontos de estrada aonde existiu uma demanda da comunidade, aqueles
pontos críticos que passavam por lá varias vezes por semana foi pleiteando
junto ao município e nós realizamos varias ações de reabertura de estradas.
Entre elas agente cita a reabertura da estrada do Braço do Sul, estrada de
Vargem Grande até fazenda INCAPER no antigo IBC, Alto Viçosinha até Vendap e o
trecho da BR 262 no trevo do Caxixe até a comunidade do Brambila. Essas são
algumas ações que com certeza ajuda na mobilidade evitando algum tipo de
acidente e dando condição de trafego aos veículos e as pessoas que ali passam.
É um trabalho importante realizado pela secretaria de interior. Nós nas
pequenas vilas do interior ficamos a cargo da secretaria de obras os poços
artesianos, bombas, poços, tratamento com o cloro dessas agua e a distribuição
a comunidade. Assim como também toda a manutenção de toda rede de esgoto como,
por exemplo, a Vila Dordenone, Portal do Lazer, Viçosinha, Vargem Grande e
Camargo, são algumas das comunidades que atendemos. Na verdade até a concessão
da empresa de saneamento básico, Cesan, do município não possa chegar até lá. O
município para ajudar contribuir com a qualidade de vida das pessoas ela realizou
esses poços artesianos, arca com toda a manutenção, custo de energia e do
tratamento com o cloro e também a coleta de esgoto. A prefeitura tem também
entendido que da gestão é muito importante não vincular doenças e outros tipos
de ações que poderiam acontecer na comunidade e calçar um impacto junto a
sociedade. Nós também contamos hoje com cem funcionários, ou seja, do ano
passado para esse ano nós reduzimos a quantidade de funcionários em
aproximadamente em dez funcionários. Temos hoje cem funcionários trabalhando na
secretaria de obras, tanto na parte interna e externa. Na parte interna temos a
área de fiscalização, são três fiscais que trabalham na fiscalização de obras
físicas, ações de poluição, qualquer demanda que requer os fiscais de obras, estão
atuando a fiscalização. Temos um setor de projetos que conta com quatro
profissionais na área de projetas e que temos alegria em dizer nesse período todo,
nós não perdemos nenhum centavo em recursos por falta de um projeto bem feito. Esse
dado foi recentemente avaliado, não perdemos nenhum recurso por falta de
projeto, algum recurso não vem por falta, na maioria são recursos federais que acabam
não vindo para o município, não por falta de projetos, mas, a crise econômica.
Mas os projetos são sempre bem feitos, são todas nas normas da Caixa Econômica
Federal e a equipe de projeto sempre trabalha com uma demanda cada vez maior e
cada vez mais existe algumas condicionantes para serem liberados. A equipe
nossa com muita eficiência vem trabalhando na questão de organização de
projetos. Temos também na secretaria o setor regularização fundiária que é um
tema muito forte, parcelamento irregular do solo, Sidineia fica mais a
disposição para orientar, soluções para que o proprietário regularize aqueles
loteamentos que estão irregulares e tentando coibir e proibir novos loteamentos
irregulares. Estamos com uma parceria muito intensa com o Ministério Público e
com o Juiz, Doutor Valeriano, incentivo de tentar coibir para que os
loteamentos irregulares eles possam em curto, médio e longo prazo, calçar um
impacto negativo à cidade aonde agente acha que podemos ter a oportunidade de
moradia a todos, mas dentro da legalidade, fora da legalidade é muito
complicado, pois, os impactos sociais negativos são grandes. A equipe também
está orientando a todas as pessoas que queiram regularizar e notificando os que
não queiram regularizar. Ultimamente temos transferindo esses projetos para o
juiz, só para conhecimento devem ter hoje lá mais de dez loteamentos com
processo na justiça. Nesse período também atendemos uma lei aprovada em dois
mil e treze por esta casa, incentivo aos produtores rurais entorno de
quatrocentas propriedades rurais com maquinas, patrol, retro escavadeira ou
carregadeira, todos esses serviços são agendados na secretaria de obras, alguns
deles precisam de licença ambiental, quando precisa de licença é bom agente
dizer, abertura de estrada, abertura de praças, limpeza de fluxo de agua,
precisam dessa licença ou açudes e represas e que são passivos de dispensa
ambiental, são limpezas de caixas secas, limpeza de estradas já existentes,
limpezas de terreiros ou praças já existentes, essas não precisam de licença
ambiental. A secretarias de obras tem atendido quatrocentos proprietários e
todos eles com agendamento para prestar contas depois, tudo fica arquivado e a
execução desse serviço e realizado por meio de uma rota de agendamento. Quando
uma maquina atende uma comunidade, ela atende todos da comunidade e assim
passando para as comunidades seguintes, para não termos desperdício de dinheiro
público no atendimento. Atende de maneira comunitária e baixa o custo e atende
mais proprietários e também preservando o equipamento e não andando tanto com o
equipamento, não tendo gastos desnecessários. Esses são basicamente são os
serviços realizados pela secretaria de obras, na secretaria de interior e
transporte que também fica numa gestão integrada com a de obras nós contamos
com dez funcionários, quatro funcionários internos e seis operadores de
maquina. Eles controlam na secretaria de interior e transporte uma frota de
cento e trinta e cinco equipamentos, são quarenta e sete veículos leves, sete
motos, cinquenta e um ônibus, caminhões ou vans e vinte e duas maquinas de
tratores, são centro e trinta e cinco equipamentos são coordenados pela
secretária de transporte com o Niltinho. Dentro desses cento e trinta e cinco
veículos que é uma novidade a partir do final de dois mil e doze e inicio de
dois mil e treze são realizados abastecimentos via cartão. Não existe mais o
bloquinho de nota para abastecer nos postos de combustível. Abastece tem as
senhas, numero de matricula, media de quilômetro rodado e isso tudo é online e
ligado direto a secretaria. Existe um controle eficiente no abastecimento que foi
copiada por outros municípios. Na licitação de manutenção na secretaria de
transporte e feita por serviço, antigamente tinha menos empresas ajudando,
agora cada serviço será realizado por empresa que ganhou a licitação para
executar tal serviço. São discriminados pelo tipo de serviço e toda a peça
trocada de qualquer veiculo ou maquina é recolhida e deixada na secretaria para
ser leiloada, mesmo sendo sucata ela é recolhida para comprovar a troca da peça
e depois e leiloada como sucata. A licitação de peças, acompanhamos uma tabela
é importante saber como funciona. É uma tabela nacional usada por seguradoras e é atualizada eletronicamente. Então, existe
o preço da tabela a empresa que vence a licitação ela ganha pelo maior desconto
e essa tabela chamada de Altatec. De acordo com as peças originais ou primeira
linha e sempre é feita pelo maior desconto, muitos municípios veio procurar a
secretaria para se entregar para utilizar nos município. Outra inovação da
secretaria nas licitações de maquinas e equipamentos esta inserido no edital o
plano de manutenção preventiva chamada de, garantia estendida de duas mil
horas, toda maquina que chega à secretaria hoje, chega com essa garantia. É uma
garantia a mais que o poder público terá na manutenção do equipamento. Temos ainda na manutenção de maquinas o
contrato de exclusividade para peças, esse contrato é com a autorizada da
marca. Às vezes agente não consegue comprar uma peça especifica para uma
maquina e equipamento e temos um contrato de exclusividade que da o direito de
comprar essa peça para suprir naquele momento essa peça que estiver faltando la
no equipamento que esta faltando essa peça. Vamos prestar contas agora das
obras realizadas no nosso município. Então, é interessante observar que a grande
quantia de recursos que vem para o nosso município são recursos federais e os
recursos federais normalmente quando vêm, vêm com atraso. Então, temos obras
aqui que foi contratada empresa desde dois mil e dez e até hoje não foi passado
todo o recurso. Quando o cidadão de Venda Nova observar as vezes tem alguma
obra parada ou em ritmo lento, se procurar informações sobre aquela obra, ela
com certeza é recurso federal. Por exemplo, a revitalização da Praça Padre
Emilio, está praticamente concluída, mas o recurso não veio todo e é de dois
mil e dez, construção da ciclovia que esta sendo finalizado agora o recurso não
veio todo, vai até São João de Viçosa. Nós temos de dois mil e onze a
construção do Centro de Eventos do Alto Caxixe que é a primeira etapa e falta
recurso. Temos ampliação e conclusão do Centro de Evento Padre Cleto Caliman é
uma obra que está parada por que não veio recurso federal, essas cinco obras
são do Ministério do Turismo. Construção da quadra poliesportiva da Vila da
Mata que é do Ministerio do Esporte está em obras, mas falta recurso. Nós temos
também a reforma da quadra de São José do Alto Viçosa que é do Ministerio do
Esporte, está em ritmo lento porque o recurso está vindo de vagar. Temos a
construção da segunda etapa do Centro de Eventos do Caxixe que é do Ministério
do Turismo, está em obras agora. Temos a revitalização do entorno do Centro
Cultural que é do Ministério do Turismo. Essa obra de novecentos e noventa e
seis mil e esta faltando vir oitocentos e quarenta e sete, essa obra é de dois
mil e doze, ou seja, a Caixa autoriza a licitar a obra a prefeitura fez o
projeto, autorizou a construção e o recurso não está na conta da Caixa
Econômica. A empresa que vai construir tem que bancar, mas, não tem como bancar
e ai à obra é paralisada, causando um transtorno para os cofres públicos
municipais, porque, tem que fazer varias intervenções para conter algum impacto
negativo. Um exemplo disso é a obras do binário do governo do estado e a
prefeitura teve que fazer o recapeamento da rua na frente da Casa do Adubo, na
frente do Curbani e na frente da Brasilnova. Essas três obras custaram para os
cofres da prefeitura em torno de cinquenta e cinquenta e cinco mil reais, só
para minimizar o impacto causado de uma obra que não se concretizou. Mas em
termo de boa noticia, parece que Ralph está vindo em Venda Nova para tentar ver
e desmembrar aquela obra para fazer aquele asfalto no lado do rio para tentar
diminuir o valor da obra e tentar executar é uma expectativa muito grande, mas,
vamos tentar ver se esse recurso sai para fazer uma parte da obra que já seria
de bom tamanho. Nós temos a conclusão daquele calçamento do IFES na Lavrinha,
falta recurso do governo federal. Nós temos a segunda etapa na Praça Padre
Emilio que já foram iniciados os banheiros e não tem recurso depositado ainda.
Temos a pavimentação da Tapera Sossai, que agora saiu uma parcela do recurso e foram
retomadas as obras e lá estamos tentando pleitear junto a Caixa que agente
possa fazer a alteração na execução daquele calçamento. Não calçar do inicio do
asfalto até no final da matinha e sim calçar de lá que tem mais morador, mas, a
engenheira da Caixa ainda não deu ok, mas estamos tentando de todas as formas,
se tiver autorização da Caixa agente vai com certeza realizar. Temos a
construção da Escola de Vargem Grande uma obra de dois mil e treze que está
paralisada uma obra de novecentos e trinta e oito mil reais e falta repassar
setecentos e cinquenta e um mil é da SEMEC, ou seja, às vezes o recurso não vem
e a empresa que ganhou a obra não tem recurso todo em caixa para construir e
acaba paralisando. Temos também uma promessa de recurso de oitocentos e dez mil
reais da Pro Infância Tapera, teria uma creche no lado da escola, estamos
aguardando liberação para começarmos essa obra também. Nós temos a ampliação de
três unidades de saúde, São João, Caxixe e Vargem Grande, chegou o recurso de
Vargem Grande e é cinquenta e um mil reais, recurso federal, mas existe também
uma garantia de duzentos e quarenta e nove mil reais para a unidade de São
João. O Projeto está pronto, estamos esperando esses recursos chegar à Caixa
para licitar essa obra. Essas obras que citei até agora, todas elas são obras, federais, vemos como é difícil trabalhar aonde
tem autorização da Caixa Econômica para licitar uma obra, mas, não
disponibiliza o recurso para a empreiteira realizar o serviço. Seria talvez uma
tentativa de mudar alguma coisa lá em Brasília para que poça licitar uma obra
quando o dinheiro estivesse em conta, porque os estragos e transtornos do
município seriam muito menores. Temos duas obras em andamento que são obras que
foram aprovadas do Fundos Cidades, aprovado pela Câmara a autorização, que é o
Núcleo de Apoio do Caxixe que já está bem adiantando, uma obra de duzentos e
trinta e três mil e a Escola de Vargem Grande que é a segunda etapa num valor
de quinhentos e cinco mil reais. Essas duas obras estão sendo tocadas e bem
adiantadas. Nós temos algumas obras que já foram executadas, algumas entregues
a comunidade e outras não. As obras já executadas são: Ginásio da Lavrinha que
está praticamente pronto, quadra Vicente Zandonade que já foi entregue,
alambrado do campo de Bela Aurora que é um recurso do governo do Estado da
SESPORT que já foi entregue também, temos o recapeamento das laterais nas
avenidas em São João de Viçosa, que é um recurso do Fundo Cidades, aprovado
pela Câmara Municipal, temos o calçamento da Nonna Vitoria com recurso estadual
e está concluída a obra que é depois do Posto de Saúde de São João, calçamento
no trecho no lado esquerdo da BR 262 na frente da família Delpupo que é a sobra
de recurso que foi utilizado ali, em torno de cento e cinquenta metros e está
pronta também, temos também o recapeamento da Brasilnova que é um recurso
próprio, em torno de trinta e cinco mil reais, galpão de citros que já esta
realizado na antiga Pronova, para os produtores utilizarem daquela área e nos
temos também um galpão na associação de triagem dos catadores de lixo seco que
estão prontas, mas, falta algumas adequações para melhorar o atendimento. Essas
obras foram praticamente entregues e algumas servindo a comunidade. Temos
algumas ruas que foram licitadas e estão sendo licitadas, foram licitadas seis
ruas e outra licitação e já executamos praticamente três ruas que é da
Rodoviária e duas ruas na Vila da Mata aonde vai ser construída a Igreja Santa
Rita e o prolongamento da Rua das Palmas. Estamos fazendo a galeria da Rua
Campo Verde e amanhã será feito a topografia para calçar, depois tem uma rua
perto da delegacia que depende de uma ação da prefeitura, iremos construir um
muro de contenção para ter um alargamento da via dentro dos padrões exigidos do
PDM e posterior calçamento. Existe uma Rua na Tapera do Jésus Abilio e lá esta
dependendo de fazer uma galeria para fazer uma infraestrutura da via para
posterior calçamento. Essas ruas estão licitadas e os recurso dos royalties de
petróleo já está sendo executadas para que a comunidade possa ser atendida por
esses investimentos, pavimentação é sempre importante que é muito pedido. Quem
tem rua sem calçamento é sempre muito pedido e a prefeitura dentro do possível
está sempre se organizando para atender essas demandas. Essas obras são da
prefeitura via secretaria de obras tem realizado e alguns outros projetos
também esta em andamento, Capela Mortuária e alguns outros projetos que estão
em andamento e finalizando para poder ser licitados posteriormente. Agente sabe
que dentro desse momento econômico que o país vive não é fácil fazer
investimento na ordem do que agente vem falando de obras executadas e
realizadas. Algumas com recursos federais, grande maioria, recurso estadual e
parte dela com recursos da própria secretaria e da própria prefeitura
municipal, ou seja, fazer gestão pública ao meu modo de ver tem que sempre
tentar fazer o máximo possível com menos recursos possível. Isso seria na
verdade o grande lema da gestão pública, não vemos esse grande ensinamento da
gestão, muitas das vezes se pensa que o dinheiro público você emprega
aleatoriamente sem nenhuma legislação. Existe hoje o orçamento participativo
aonde cabe as demandas de pedido das pessoas que precisam numa demanda na
comunidade, existe a lei orçamentaria aonde da um norte em investimentos dos recursos,
existe a lei de responsabilidade fiscal que vai cobrar do gestor a aplicação
desses recursos dentro da legalidade, ou seja, aplicar recurso público hoje não
pode e nem deve ser aleatório. Com essa crise financeira eu acho que dentro de
uma gestão econômica agente tem conseguido fazer na secretaria de obras e como
um todo a prefeitura, esta aqui a Sabrina está aqui e participa de reuniões de
secretários de quinze em quinze dias e sabe o esforço do Dalton para tentar
fazer que todas as secretarias enxuguem o seu orçamento fazendo a mesma
quantidade de investimento e ações. Esse seria o grande ensinamento deixado por
essa gestão é tentar fazer o máximo com um custo menor possível. Com essa crise
financeira acho que o município de Venda Nova tem feito muitas obras e ações e,
além disso, muitos equipamentos. Chegou uma caçambinha que vai dar apoio a
secretaria de obras, tratores, patrol. Tudo isso é para reformular a frota para
gastar menos e economizando um pouco de recurso. Gostaria de encerrar, depois qualquer
duvida vou esta a disposição, mas ontem teve uma reunião no Alto Bananeiras,
não pude estar presente, pois, fui comunicado quase ao meio dia e já tinha
outro compromisso. São sobre a poeira da estrada o que era possível fazer,
alguns vereadores estavam lá e a prefeitura estava sendo representada pelo Zé
Manoel e Sabrina. O município sempre se coloca a disposição aonde tem interesse
comunitário, mas também tem que ter a legalidade. A prefeitura via secretaria
de obras ela fez um oficio para a promotora se era possível disponibilizar o
carro pipa para esta molhando aquela estrada, foi feito um oficio para a
Adriana e hoje tivemos reunião do GGIM e ela estava presente e foi comentado na
reunião e eu vou ler aqui a resposta da promotora: Informamos ao Excelentíssimo
Prefeito Municipal de Venda Nova do Imigrante, Dalton Perim. Em resposta ao
oficio numero duzentos e quarenta e oito barra dois mil e quinze, informo a
Vossa Excelências que a orientação em todo o estado do Espirito Santo é no
sentido de fazer o uso racional da agua, pois, como já a ponderação estamos em
época de escassez, além das estiagem da chuvas. Assim sendo usar a agua para
apagar a poeira não está definitivamente no rol das prioridades a que devemos está
atento neste momento. Outras cidades capixabas inclusive já adotaram o
racionamento no abastecimento de agua. Neste contexto revela na verdade um
tremendo desperdício de um bem tão precioso, atenciosamente Adriana Dias Paes
Ristori Cotta, Promotora de justiça. Essa é a opinião do Ministério Público a
respeito, como é um tema polemico na comunidade do senhor Benjamim, temos que
buscar soluções em conjunto para essa solução. Entendemos que uma ação sozinha
não vai resolver o problema do Alto Bananeiras, talvez uma series de pequenas
ações que possam aos poucos esta melhorando e minimizando os impactos
negativos. Temos a opinião da promotora a respeito de uma opinião mais
definitiva a respeito de uma ação que se cria uma dúvida ou problema de
interpretação. Para hoje agradeço a atenção e estou a disposição para qualquer
pergunta. ”
Data de Publicação: terça-feira, 10 de novembro de 2015
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